rvf, software e mitos

Não customize frameworks, estenda-os.

Posted on: 8 de novembro de 2008

Conversando com um conhecido estes dias, o mesmo disse que está passando por poucas e boas por causa de um projeto que, quando aparecem manutenções, são de cair os cabelos. Claro, o software deve ter sido criado por um projetista não muito interessante, no meio disso, algo mais sério me chamou a atenção: O sistema utiliza o Framework Struts 1 customizado por algum desenvolvedor que passou por ali. Ainda não entendeu? Isso significa que o sistema está preso a uma versão especifica de um framework (que diga-se de passagem, ninguém mais merece Struts, ainda mais, customizado!), onde qualquer atualização do mesmo acarretaria em verificar os pontos alterados e tentar atualizar, ou seja, fora de cogitação! E então, a ferramenta entra em processo de end of life.

Você não deve customizar um framework (ha não ser que sua intenção seja enviar patches ao projeto), eu sei que as vezes parece ser tentador, mas evite. Considerando que esteja trabalhando com uma linguagem OO, a melhor opção seria estender funcionalidades e especializar aquelas classes que você esta pensando seriamente em estrupar customizar hardcoded like.

1 Response to "Não customize frameworks, estenda-os."

Pois é ! Uma regrinha tão simples que muita gente quebra !

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


  • Adolfo: Muito bom este post. Acho que tudo isso pode ser resumido em uma única palavra: humildade (isso não significa não defender seu ponto de vista).
  • Adolfo: Olá Robson, Alguns modelos até consegui identificar em alguns projetos que já trabalhei... Com algumas coisas eu concordo e outras não... Q
  • milah: Eu tenho um Amazon L71. Até 2 meses atrás não tive problemas com ele. Já troquei a placa de lan dele, por uma que capta melhor wi-fi. Só que ago
%d blogueiros gostam disto: