rvf, software e mitos

Quando levar UML a sério, então?

Posted on: 9 de novembro de 2008

Recebi alguns questionamentos a respeito do post sobre ‘não levar UML tão a sério’, de pessoas que, provavelmente entenderam errado. Fique claro que, eu não quis dizer para simplesmente largar qualquer prática aplicável e sair codificando igual um lunático, não. A questão é muito simples, e nem deveria ser explicada novamente, mas lá vamos nós novamente:

  • Não leve UML tão a sério, quando ela não foi levada a sério de inicio, ou seja, quando o seu código não tem nada ha ver com o seu modelo, neste caso, para que continuar?
  • UML vai te ajudar –e muito- para uma visualização panorâmica do seu negócio, onde pessoas como seu chefe, empregada, filhos, etc. possam entender sem precisar olhar código.
  • UML vai te ajudar a planejar melhor o domínio da sua aplicação, mas isso não é nada obrigatório, não esqueça.

Se eu faço modelos UML nas minhas experiências? Sim, às vezes. Quando eu acho que o framework pode me ajudar em algo, qual o motivo para não utilizar? O ideal é você pensar o seguinte (e não cabe apenas a utilização de UML): Use as coisas quando elas possam ajudar e não atrasar/atrapalhar a vida. Você vai saber quando.

A propósito, como estou estudando -quando me sobra tempo- para a prova SCJA, acabei lendo um livrinho muito interessante sobre UML, grátis e em PDF: http://grace.evergreen.edu/csf/java08w/Uml.pdf

Enjoy!

Tags: ,

Deixe uma resposta

  • Adolfo: Muito bom este post. Acho que tudo isso pode ser resumido em uma única palavra: humildade (isso não significa não defender seu ponto de vista).
  • Adolfo: Olá Robson, Alguns modelos até consegui identificar em alguns projetos que já trabalhei... Com algumas coisas eu concordo e outras não... Q
  • milah: Eu tenho um Amazon L71. Até 2 meses atrás não tive problemas com ele. Já troquei a placa de lan dele, por uma que capta melhor wi-fi. Só que ago
