rvf, software e mitos

The search is over: Grails

Posted on: 16 de novembro de 2008

Lembram daquele papo sobre frameworks web? Então, iniciamos esta semana lá na empresa algumas provas de conceito em cima de algumas tecnologias para definir o que utilizar num próximo projeto, como esperamos algo produtivo, ágil e com uma curva de aprendizado pequena, decidi dar uma chance ao Grails e estudá-lo. Gostei do que vi, como o próprio slogan do projeto diz “the search is over” (a procura acabou), o projeto é sensacional, não foi a toa que a SpringSource o comprou.

Grails (i.e. Groovy on Rails), uni uma linguagem dinâmica e muito poderosa chamada Groovy que roda diretamente em cima da JVM, com um back-end poderoso que conta com consagrados frameworks como spring, hibernate, acegi, sitemesh… e um conjunto de scripts bem definidos para automatizar tarefas, até então, demoradas e complicadas -comparadas a rotina dos frameworks da moda-. Grails faz uso de conceitos como convention over configuration (CoC) e Dont Repeat Yourself (DRY), que significa que se você seguir o padrão do framework você não vai precisar configurar nada e que você não precisa dizer ao framework o óbvio, respectivamente. Depois que entender isso, você vai se perguntar “por que nossos trilhões de frameworks não pensaram nisso antes?”

Sim, o Grails se baseia na idéia do Ruby on Rails (RoR), nada demais, oras. Temos aí duas ótimas ferramentas para desenvolver software de maneira ágil.

Aguardem por novidades deste bixinho por aqui.😉

Tags:

1 Response to "The search is over: Grails"

Boa Robson “Peerless” Farias.
To tando uma passada de olho no groovy/grails e o negócio é show de bola. To pensando em usar ele no lugar do vraptor para um pequeno projeto que tenho.

[]’s

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


  • Adolfo: Muito bom este post. Acho que tudo isso pode ser resumido em uma única palavra: humildade (isso não significa não defender seu ponto de vista).
  • Adolfo: Olá Robson, Alguns modelos até consegui identificar em alguns projetos que já trabalhei... Com algumas coisas eu concordo e outras não... Q
  • milah: Eu tenho um Amazon L71. Até 2 meses atrás não tive problemas com ele. Já troquei a placa de lan dele, por uma que capta melhor wi-fi. Só que ago
%d blogueiros gostam disto: