rvf, software e mitos

Software interno NÃO se faz em casa

Posted on: 25 de janeiro de 2009

Este é um dos grandes problemas das empresas (de TI ou não), levando em consideração: custo x benefício no desenvolvimento de software. Quanto custa fazer software vs. quanto custa comprar software? Está é a análise de risco a ser feita antes de iniciar qualquer projeto. Claro, que quando se trata de projetos externos (para clientes) isso não importa muito, uma vez que seu interesse primário é lucrar e quem estará bancando é o cliente; Mas e quando o software de interesse é para uso interno? Vale mais a pena fazer ou comprar?

O cálculo que precisa ser feito é simples! Para fazer internamente: você terá –pelo menos- que alocar: um desenvolvedor, um analista de negócios e um testador, e o preço de manutenção deste sistema será a soma do salário destes profissionais com base na porcentagem de alocação dos mesmos no sistema. Agora, para comprar, na maioria dos casos: ou o sistema já existe ou precisa apenas de algumas customizações, normalmente você vai pagar um preço fixo mais um variável para customizar (até mesmo seus funcionários podem trabalhar na customização levando em consideração que o produto já existe e que a alocação será bem menor).

Resumidamente a lição que tiramos disso é: Gerentes, não hajam por impulso, olhem para o mercado antes de inicial qualquer projeto retaguarda e principalmente: não ignorem NUNCA a análise de risco.

1 Response to "Software interno NÃO se faz em casa"

é meu amigo, infelizmente isso é uma realida no mercado de TI. Vo inscreve no rss aqui, vlw.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


  • Adolfo: Muito bom este post. Acho que tudo isso pode ser resumido em uma única palavra: humildade (isso não significa não defender seu ponto de vista).
  • Adolfo: Olá Robson, Alguns modelos até consegui identificar em alguns projetos que já trabalhei... Com algumas coisas eu concordo e outras não... Q
  • milah: Eu tenho um Amazon L71. Até 2 meses atrás não tive problemas com ele. Já troquei a placa de lan dele, por uma que capta melhor wi-fi. Só que ago
%d blogueiros gostam disto: