rvf, software e mitos

Dicas para quem está entrando no mercado de TI ou abordando uma nova tecnologia

Posted on: 11 de fevereiro de 2009

O que mais vejo nas comunidades que freqüento é gente perguntando coisas como “Vale a pena aprender X?”, “Tenho Y anos, ainda consigo aprender a tempo para entrar no mercado Z?”, “O que devo aprender primeiro para começar a trabalhar com XPTO?”. Depois de sempre responder prontamente este tipo de assunto, resolvi blogar sobre o mesmo. Então, vamos lá:

– O mercado de TI está escasso? Está! Mas não para profissionais ruins. Falta gente qualificada. Então sabichão, se você acha que é só fazer aquele cursinho de verão de Java da vida e já vai sair bombando no mercado, está muito enganado! O negócio é pontual: aprendizado contínuo. Você vai precisar estar sempre atualizado, lendo livros técnicos, estar por dentro das ultimas tecnologias do mercado, assinar blogs/feeds (já assinou meu blog?) sobre o assunto, ler as revistas em destaque relacionadas E, mesmo assim, ainda não será suficiente, pois faltará o ânimo para por tudo isso em prática (e acredite, esta é a parte mais difícil).

– Existe idade para começar na tecnologia X? Mas é obvio que não! Conforme respondido na questão anterior, o mercado de TI está escasso, então, se você for bom, não importa se você tem 10 ou 100 anos, apenas pare de perder tempo e encare logo.

– Vale a pena aprender XYZ? Pergunta juvenil! Se você quer ganhar dinheiro (e acho que é este o seu objetivo em querer aprender XYZ), olhe para o mercado, veja o que mais se pede, pois o que mais falta é o que mais viabiliza o retorno, por isso vá com cautela na escolha do seu próximo alvo, se XYZ está em falta, é claro que vale a pena.

– E o salário, é bom? Não, é ruim. Mas (em minha opinião), TI te da um retorno mais rápido, e o salário é melhor do que outras profissões mais comuns, além de faltar profissional bom (oferta > procura). Na verdade, acredito que quem trabalha em TI não é nem tanto pelo salário, e sim porque gosta da profissão, então se você está em dúvida por causa do salário, não creio que terá sucesso com TI.

– Vale a pena trocar A por B? Já disse, o mercado quem manda. Se a demanda de B for maior que A, vale, é claro.

Boa sorte a todos!

3 Respostas to "Dicas para quem está entrando no mercado de TI ou abordando uma nova tecnologia"

Eu (e você) vejo muito disso no GUJ. Agora é só redirecionar o pessoal pra cá (será que não rola uma graninha por baixo? Propaganda né cara…).

Abraço.

“- E o salário, é bom? Não, é ruim. Mas (em minha opinião), TI te da um retorno mais rápido, e o salário é melhor do que outras profissões mais comuns, além de faltar profissional bom (oferta > procura).”

Não seria o contrario oferta menor que a procura?

a oferta (oferecimento de oportunidades) é maior do que a procura por estas oportunidades.🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


  • Adolfo: Muito bom este post. Acho que tudo isso pode ser resumido em uma única palavra: humildade (isso não significa não defender seu ponto de vista).
  • Adolfo: Olá Robson, Alguns modelos até consegui identificar em alguns projetos que já trabalhei... Com algumas coisas eu concordo e outras não... Q
  • milah: Eu tenho um Amazon L71. Até 2 meses atrás não tive problemas com ele. Já troquei a placa de lan dele, por uma que capta melhor wi-fi. Só que ago
%d blogueiros gostam disto: