rvf, software e mitos

Mantenha seus projetos simples, simples.

Posted on: 26 de março de 2009

Depois de um tempo sem postar (puderas, semanas de finalização de versões, instalações e suporte ao teste lá no trabalho, sim, tudo isso em paralelo e não necessariamente se referem ao mesmo projeto. Já disse que começou a faculdade?), venho deixar uma lembrança aos dois ou três (obrigado mãe!) navegantes que tenho por aqui: Sabe aqueles projetinhos simples, que seu chefe tirou lá do fundo do baú, que ninguém queria fazer e você foi o felizardo em “matar no peito”? É dele que quero falar hoje.

Quando você está envolvido num novo projeto, principalmente nas vezes em que você responderá pela arquitetura do mesmo, te vem na cabeça milhares de idéias que –a principio- estão fora do escopo do mesmo (e do cliente), em conjunto com as idéias, surge uma nuvem de frameworks na sua mente, e o tesão de integrá-los, utilizando o maior numero possível de jars, preferindo a escolha de um framework de validação para o “isBlank” (créditos ao Alex) ao invés de implementar a droga do método e, de quebra, tudo isso bombando com aspectos e injeções de dependências na testa. Pense sobre isso, e reflita: Você precisa disso tudo? Você vai precisar daquela coisa que você fez apenas para “SE UM DIA…” mesmo? Não e não!

Projetos simples devem ficar simples. Quanto mais simples ele ficar, melhor pra você, pro seu cliente e para o futuro desenvolvedor que irá dar manutenção no mesmo, pois não precisará aprender aquele bolo de tecnologias que você pensou em empurrar no seu projeto. Faça uso de ferramentas que vieram para facilitar, desde frameworks para desenvolvimento rápido e ágil: Grails, Django, Rails, .. até mesmo as boas e velhas IDEs, como o NetBeans, que já gera uma aplicação JSF a partir de entidades JPA, completinha e bonitinha. Dentre várias outras opções. Keep It Simple, Stupid!

1 Response to "Mantenha seus projetos simples, simples."

muito bom o post cara..
tenho tentado seguir isto a algum tempo…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


  • Adolfo: Muito bom este post. Acho que tudo isso pode ser resumido em uma única palavra: humildade (isso não significa não defender seu ponto de vista).
  • Adolfo: Olá Robson, Alguns modelos até consegui identificar em alguns projetos que já trabalhei... Com algumas coisas eu concordo e outras não... Q
  • milah: Eu tenho um Amazon L71. Até 2 meses atrás não tive problemas com ele. Já troquei a placa de lan dele, por uma que capta melhor wi-fi. Só que ago
%d blogueiros gostam disto: