rvf, software e mitos

Entendendo os diferentes tipos de Managed Beans – JSF

Posted on: 26 de abril de 2009

Vejo muita gente confundindo e fazendo besteira com JSF por não saber configurar o escopo correto dos Beans, ou até mesmo não saber o significado entre um Model Bean x Backing Bean, por exemplo. Neste post, Neil Griffin explica com detalhes estas importantes informações. Para quem deseja trabalhar com JSF, é leitura obrigatória.

4 Respostas to "Entendendo os diferentes tipos de Managed Beans – JSF"

tava precisando mesmo disso cara
valeuU!!

Olá Robson,

Eu tenho uma perspectiva bem diferente do Neil. Para falar a verdade, eu não concordo com praticamente quase nada do que ele dissera no post dele.

Enfim, eu bloguei sobre alguns tópicos interessantes de como trabalhar melhor com Managed Beans, e um dos tópicos está relacionado ao post do Neil.

Segue o post,
http://www.rponte.com.br/2009/08/27/managed-beans-nao-complique-simplifique/

Abraços e valeu.

Interssante

Eu gosto de usar mais de um managedBean somente em algumas situações:

class PessoaMangedBean{
Pessoa pessoaPojo;

EndereçoMangedBean endereco;

public void salvar(){

}

Olá Robson,

Alguns modelos até consegui identificar em alguns projetos que já trabalhei… Com algumas coisas eu concordo e outras não…

Quanto ao Model Managed-Bean concordo em alguns pontos como por exemplo de utilizar uma Entity como propriedade do meu Managed-Bean. Apesar que em meus projetos não costumo adotar esta prática. Um único tipo de model managed-bean que já utilizei foi para o caso de manter os dados de um usuário na sessão. Neste cenário acho que o conceito pode ser aplicado conforme descrito pelo Neil.

Quanto ao Controller Managed-Bean e Backing Managed-Bean,
geralmente costumo representar com uma única classe
a qual eu chamo simplesmente de BackingBean.

O Support Managed-Bean, também já utilizei algumas vezes realmente para conjunto de componentes que eram utilizados da mesma forma em diferentes telas da aplicação.

Valeu.

Deixe uma resposta

  • Adolfo: Muito bom este post. Acho que tudo isso pode ser resumido em uma única palavra: humildade (isso não significa não defender seu ponto de vista).
  • Adolfo: Olá Robson, Alguns modelos até consegui identificar em alguns projetos que já trabalhei... Com algumas coisas eu concordo e outras não... Q
  • milah: Eu tenho um Amazon L71. Até 2 meses atrás não tive problemas com ele. Já troquei a placa de lan dele, por uma que capta melhor wi-fi. Só que ago
