rvf, software e mitos

Fim de 2009 e as tendências para 2010

Posted on: 31 de dezembro de 2009

Que ano este de 2009. Não sei se temos, como nação (Brasil) muito a se comemorar. Muitos dizem que nosso país cresceu economicamente, resistiu à crise, foi melhor do que X paises de primeiro mundo, Lula molusco eleito um dos caras da década e bla bla bla. A realidade é um pouco mais embaixo. Queria eu que o Brasil não tivesse toda esta “potência” econômica, mas sim 20% do funcionamento da saúde de qualquer pais “em crise” europeu tem ou melhor, 10% do controle de violência que eles tem. Já seria de bom tamanho. Mas, infelizmente, os governantes daqui se aderem à corrupção. Aí fica difícil mesmo…

Mas este é um blog de tecnologia e esta, esta sim “bombará” nosso pais em 2010. Muitas consultorias novas por aqui, desde a Thoughtworks se instalando aqui em Porto Alegre até as XPTOs indianas oferecendo mão de obra barata e burrocracia elevada para os CIOs “dilbertirianos”, mas tudo bem, todos tem suas fatias no mercado. E, que bom que tem muita gente investindo. Prevejo muitos hypes à tona de forma errada também: CMMis ágeis, Domain-Driven Designs em arquiteturas BOLOVO, acrônimos flutuando por currículos sem nenhum sentido, selos de qualidade e canudos de formação sendo mais importantes do que o próprio conhecimento e, de quebra, os que se dizem “gurus” da informática bolando novos planos infalíveis para tornar o processo de desenvolver software o mais parecido possível com o de produzir sapatos. Pense. Repare. Parece que não teremos tantas novidades assim… então que venha 2010.

Feliz ano novo, para você e sua família.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


  • Adolfo: Muito bom este post. Acho que tudo isso pode ser resumido em uma única palavra: humildade (isso não significa não defender seu ponto de vista).
  • Adolfo: Olá Robson, Alguns modelos até consegui identificar em alguns projetos que já trabalhei... Com algumas coisas eu concordo e outras não... Q
  • milah: Eu tenho um Amazon L71. Até 2 meses atrás não tive problemas com ele. Já troquei a placa de lan dele, por uma que capta melhor wi-fi. Só que ago
%d blogueiros gostam disto: